Friday 15 December 2017

Indicador de direção de atitude do ônibus espacial forex


Indicador de Direcção de Vôo (FDAI) Início da cópia de Copyright 8-Ball 2002 por W. David Woods e Frank OBrien. Todos os direitos reservados. Última revisão 29 de julho de 2010 Indicador de direção do módulo de comando Indicador de altitude Apollo 14 Antares (LM-8) LMPs FDAI antes da instalação na nave espacial. O Comandante teve um instrumento indenético em seu lado do painel principal. Grumman imagem digitalizada por Paul Fjeld, cortesia Karl Dodenhoffs My Little Space Museum. Usado com permissão. (Clique na imagem para uma visão completa do painel LMPs.) O seguinte é um extracto para o Apollo 8 Flight Journal, dia 1. Usado com permissão. O FDAI (Flight DirectorAttitude Indicator) ou 8-ball é um dos instrumentos mais importantes na nave espacial. Designers originalmente tinha a intenção de dar à tripulação três exibições separadas para mostrar sua atitude cada uma para rolo, passo e guinada. Sendo pilotos, as equipes rapidamente jogaram as três telas para um desenvolvimento do horizonte artificial familiar dos painéis de instrumentos da aeronave. Em uma aeronave, o horizonte da Terra fornece uma referência óbvia contra a qual o horizonte artificial mostra a atitude. Em uma nave espacial, uma referência tão óbvia pode não existir para que a plataforma inercial no centro da IMU (Unidade de Medição Inercial) forneça uma - uma referência que é constante em relação às estrelas, conhecida como referência inercial. A função básica do FDAI é exibir a atitude da nave espacial em relação à orientação desta plataforma. O passo e a guinada podem ser lidos da bola. O rolo diretamente é mostrado por um ponteiro ao redor da borda da bola de 8. Três metros ao redor da tela mostram a taxa de rotação em torno dos três eixos. Três agulhas de laranja adicionais na frente da bola mostram graficamente a diferença entre a atitude atual e desejada da nave espacial. Em uma nota lingüística, o nome 8-ball refere-se à bola número 8, no preto, no jogo de Pool e, mais especificamente, a variante chamada Eight Ball em que desempenha um papel central. Indicador do diretor de direção Os comandantes e pilotos As ADIs são suportadas em toda a missão, enquanto a ADI posterior é ativa apenas durante as operações orbitais. Eles dão a informação da atitude da equipe, bem como a taxa de atitude e os erros de atitude, que podem ser lidos a partir da posição dos ponteiros e agulhas. Cada ADI possui um conjunto de interruptores pelo qual a equipe pode selecionar o modo ou a escala da leitura. Os comutadores estão localizados no painel F6, os pilotos no painel F8 e os interruptores traseiros no painel A6. A atitude dos orbitadores é exibida para a tripulação de vôo por uma bola fechada (às vezes chamada de bola oito) que é ajustada para representar três graus de liberdade. A bola, coberta com números indicando medidas de ângulo (um zero é adicionado como o último dígito de cada um), move-se em resposta a comandos gerados por software para descrever a atitude atual do orbiter em termos de pitch, yaw e roll. O interruptor de seleção de atitude ADI determina o quadro de referência das unidades: inrtl (inercial), LVLH (horizontal vertical vertical) e ref (referência). A posição inrtl permite que a tripulação de voo veja a atitude de orbitadores em relação ao quadro de referência inercial, útil na localização das estrelas. A posição LVLH mostra a atitude dos orbitadores a partir de um quadro de referência giratório centrado em órbita em relação à Terra. A posição de referência é usada principalmente para ver a atitude dos orbitadores em relação a uma moldura de referência inercial definida quando a tripulação de vôo pressionou o botão de pressão. É útil quando a tripulação voa de volta a uma atitude anterior ou monitora um período de empurrão do sistema de manobras para excursões de atitude. Os dois comutadores de avanço estão ativos durante as fases de ascensão, orbital e de transição, mas não têm efeito durante a entrada, a última parte de um retorno ao local de lançamento ou fases quando o sistema de vôo de backup está dirigindo as IDAs. O interruptor traseiro, como o ADI traseiro, está operacional apenas em órbita. Cada indicador de direção de atitude tem um conjunto de três ponteiros de taxa que fornecem uma leitura contínua das taxas de rotação do corpo do veículo. As taxas de rolo, passo e guinada são exibidas nos ponteiros superior, direito e inferior, respectivamente. A marca do centro na escala graduada ao lado dos ponteiros mostra taxas zero, enquanto o resto das marcas indica taxas positivas ou negativas. O interruptor adi rate para cada unidade indicadora determina a magnitude da deflexão em grande escala. Quando esta opção é posicionada para alta (a configuração mais grosseira), o ponteiro no final da escala representa uma taxa de rotação de 10 graus por segundo. Quando o interruptor é posicionado para med, uma deflexão de toda a gama representa 5 graus por segundo. Na posição baixa (a melhor configuração), um ponteiro em cada extremidade da escala é lido a uma taxa de 1 graus por segundo. Esses ponteiros são voladores no sentido de que o controlador de mão rotacional deve ser movido na mesma direção que o ponteiro para anular uma taxa. As leituras da taxa ADI são independentes da referência de atitude selecionada. Durante a subida, as taxas selecionadas vêm diretamente dos giroscópios do robô sólido ou da taxa de órbita para o processador ADI para exibição nos ponteiros de taxa. Durante a entrada, apenas a taxa de afinação segue a rota direta para a exibição ADI. O rolo selecionado e as taxas de guinada primeiro fluem através do controle de vôo, onde são processados ​​e produzidos para a ADI como rotações de estabilidade e taxas de guinada. (Essa transformação é necessária porque, no vôo aerodinâmico, o controle é alcançado sobre os eixos de estabilidade, que, nos casos de rolo e guinada, diferem dos eixos do corpo.) Três agulhas em cada indicador de direção de atitude exibem os erros de atitude do veículo. Essas agulhas se estendem na frente da bola ADI, com rolo, passo e guinada dispostos exatamente como os ponteiros de taxa são. Como os indicadores de taxa, cada agulha de erro possui uma escala de fundo com marcas de graduação que permitem que a equipe de vôo leia a magnitude do erro de atitude. Os erros são exibidos em relação ao sistema de coordenadas do eixo do corpo e, portanto, são independentes do quadro de referência selecionado da exibição de atitude. As agulhas de erro ADI são conduzidas por saídas de controle de vôo que mostram a diferença entre a atitude de veículo necessária e atual. Essas agulhas também são volantes, o que significa que a tripulação do vôo deve manobrar na direção da agulha para anular a agulha. Por exemplo, se a agulha de erro de passo apontar para baixo, a tripulação de voo deve disparar manualmente para anular o erro de atitude do tom. A quantidade de deflexão da agulha indicando o número de graus de erro de atitude depende da mudança de erro adi para cada ADI. Na posição alta, as agulhas de erro representam 10 graus, med representa 5 graus e baixa representa 1 grau. Na estação de vôo traseiro no painel A6, o interruptor de sentido inverso permite que a equipe de vôo use o ADI, o RHC e o controlador de mão translacional em um sentido de eixo de controle menos X ou menos Z. Essas duas opções dos ADIs traseiros e controladores de mão correspondem aos dados visuais das janelas de exibição a popa (X negativo) ou de visão aérea (Z negativa). Cada ADI tem uma única bandeira marcada no lado esquerdo da tela sempre que qualquer sinal de acionamento de atitude é inválido. Não há sinalizadores para as agulhas de taxa e erro, esses indicadores são excluídos da exibição quando são inválidos. O empreiteiro ADI é Lear Siegler, Grand Rapids, Michigan.

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